Colégio Alfa-Beta
header O que somos

titulojardiminfancia

“… é objeto de ensino …tudo aquilo que cada aluno necessita em cada momento para prosseguir o seu desenvolvimento de uma forma harmoniosa” (Larsen, 1980)

Designada como a primeira etapa do processo de aprendizagem formal, o 1º ciclo traduz-se num conjunto de alterações na abordagem dos saberes, visto que os conteúdos programáticos e objetivos pedagógicos são mais diversificados e orientados para a expressão de conhecimentos teóricos e práticos em distintas e especificas áreas, como é o caso: Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do meio.

Contudo, este ciclo de aprendizagem não compreende apenas a aquisição de competências académicas, mas também contempla o desenvolvimento de capacidades pessoais, sociais e culturais, que definirão o papel ativo dos nossos alunos no exercício pleno das suas potencialidades em qualquer esfera social.

Assim, consideramos o ensino de posturas e condutas socioculturais de extrema relevância, na medida em que facilitam a generalização e contextualização de conhecimentos apreendidos, bem como a apropriação e individualização dos mesmos, por parte dos nossos aprendentes.

A Iniciativa na escolha, a tomada de decisão, a resolução de problemas são “disciplinas” educáveis que os nossos alunos terão a oportunidade de expressar noutras vertentes educativas, nomeadamente através do conjunto de atividades extracurriculares propostas, de que são exemplo: natação, futebol, judo, ballet e dança mania.

Por outro lado, no próprio contexto de sala o aluno é exposto, quer aos conteúdos curriculares, quer a conhecimentos complementares de carácter cultural (exemplo: música clássica, portuguesa, poesia, pintura, etc.), no qual este é convidado a partilhar os seus interesses, talentos e saberes, a refletir e a problematizar acerca de diversos conceitos e a ouvir e debater distintas opiniões, respeitando-as.

Esta abordagem pedagógica diferenciada, que pretende abraçar a heterogeneidade dos alunos, isto é, respeitar as suas características individuais (ritmo e estilo de aprendizagem), impele-os a participar ativamente na construção ou produção do saber, enriquecendo os seus domínios físicos, intelectual e sociocultural.

O exercício desta conduta de responsabilização, face ao seu processo de aprendizagem, é transversal e acompanha o aluno noutros contextos, de que é exemplo o espaço casa, mediante a realização dos trabalhos de casa, um instrumento de aplicação e consolidação do que lhe é transmitido diariamente e um estímulo auto avaliativo do que apreendeu.

Promovendo o total envolvimento do aluno e dos seus pais no percurso educativo, o Colégio Alfa-Beta é o espelho dos alunos que educa, pelo que tem patente a missão de, em parceria com todos os seus intervenientes educativos, lhes transmitir as bases essenciais, de forma a assegurar a formação de uma consciência individual e coletiva nos alunos, apoiando e orientando os seus passos no futuro.



Regulamento 1º Ciclo 2017-2018

Regulamento 1º Ciclo 2018-2019

 



sombra
barra
fotoementa   fotojornal   fotonewsletter   fotoinfo

 Ementa 28 Maio a 1 Junho 
 Ementa 4 a 8 Junho 
 Ementa 11 a 15 Junho
 Ementa 18 a 22 Junho
 Ementa Berçário e Sala 1 ano

 

Já se encontra disponível
para download a 38ª e 39ªEdição
do Jornal Alfa-Beta.

 
 

 Calendário Escolar 2017/18
 Calendário Geral das atividades
 Preçario 2018/2019
 Regulamento Creche 2018/2019
 Regulamento Jardim Infancia
 e 1º Ciclo 2018/2019




Colégio Alfa-Beta | Rua Camilo Castelo Branco nº 28, 2790-320 Queijas | Tel: 21 418 36 85 | Telm: 91 811 97 26

facebook


logolark