
“… é objeto de ensino …tudo aquilo que cada aluno necessita em cada momento para prosseguir o seu desenvolvimento de uma forma harmoniosa” (Larsen, 1980)
Designada como a primeira etapa do processo de aprendizagem formal, o 1º ciclo traduz-se num conjunto de alterações na abordagem dos saberes, visto que os conteúdos programáticos e objetivos pedagógicos são mais diversificados e orientados para a expressão de conhecimentos teóricos e práticos em distintas e especificas áreas, como é o caso: Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do meio.
Contudo, este ciclo de aprendizagem não compreende apenas a aquisição de competências académicas, mas também contempla o desenvolvimento de capacidades pessoais, sociais e culturais, que definirão o papel ativo dos nossos alunos no exercício pleno das suas potencialidades em qualquer esfera social.
Assim, consideramos o ensino de posturas e condutas socioculturais de extrema relevância, na medida em que facilitam a generalização e contextualização de conhecimentos apreendidos, bem como a apropriação e individualização dos mesmos, por parte dos nossos aprendentes.
A Iniciativa na escolha, a tomada de decisão, a resolução de problemas são “disciplinas” educáveis que os nossos alunos terão a oportunidade de expressar noutras vertentes educativas, nomeadamente através do conjunto de atividades extracurriculares propostas, de que são exemplo: natação, futebol, judo, ballet e dança mania.
Por outro lado, no próprio contexto de sala o aluno é exposto, quer aos conteúdos curriculares, quer a conhecimentos complementares de carácter cultural (exemplo: música clássica, portuguesa, poesia, pintura, etc.), no qual este é convidado a partilhar os seus interesses, talentos e saberes, a refletir e a problematizar acerca de diversos conceitos e a ouvir e debater distintas opiniões, respeitando-as.
Esta abordagem pedagógica diferenciada, que pretende abraçar a heterogeneidade dos alunos, isto é, respeitar as suas características individuais (ritmo e estilo de aprendizagem), impele-os a participar ativamente na construção ou produção do saber, enriquecendo os seus domínios físicos, intelectual e sociocultural.
O exercício desta conduta de responsabilização, face ao seu processo de aprendizagem, é transversal e acompanha o aluno noutros contextos, de que é exemplo o espaço casa, mediante a realização dos trabalhos de casa, um instrumento de aplicação e consolidação do que lhe é transmitido diariamente e um estímulo auto avaliativo do que apreendeu.
Promovendo o total envolvimento do aluno e dos seus pais no percurso educativo, o Colégio Alfa-Beta é o espelho dos alunos que educa, pelo que tem patente a missão de, em parceria com todos os seus intervenientes educativos, lhes transmitir as bases essenciais, de forma a assegurar a formação de uma consciência individual e coletiva nos alunos, apoiando e orientando os seus passos no futuro.
Regulamento 1º Ciclo 2022-2023
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