
“Tic… Tac… Tic …Tac….
3,2,1,0…
Olá Pais! Todos prontos a embarcar?
É a contagem decrescente da viagem que juntos vamos iniciar…
O desafio é aprender,
com um sorriso no olhar.
Nesta aventura do crescer vou conhecer um novo mundo
Com novos amigos descobrir,
O “Eu” e o “Outro”,
E tudo o que o este saber me faz pensar e sentir.
Entre lágrimas e gargalhadas,
A minha vontade irei comunicar.
Escolher, ouvir e frases falar,
São metas que quero alcançar.
Pelo movimento estou encantado,
O que desejo fazer,
É saltar no mesmo lugar e andar por todo o lado,
Mesmo que caia e fique um pouco magoado.
Mas não fiquem alarmados, é só mais um jogo para ganhar,
Em que brinco ao crescer,
Para outra etapa vencer,
Quando o equilíbrio conquistar.
E tudo o que aprender na escola
convosco vou partilhar!
Se querer é saber…
Estou pronto! Vamos começar? ”
Colégio Alfa-Beta
Na aventura da descoberta propriocetiva a criança dá os primeiros passos no percurso do seu desenvolvimento, aprendendo com todo o seu corpo e todos os seus sentidos recém- apropriados, o universo de sons, cores e movimentos.
É neste período em que a abordagem direta e física da aprendizagem é preponderante, que deverão ser oferecidas à criança inúmeras oportunidades lúdicas e pedagógicas que estruturem os estímulos que ela recebe do mundo que a rodeia.
Ávidas para explorar, experimentar, colecionar, perguntar, as crianças apreendem depressa e desejam exibir as suas habilidades a um público cada vez maior e mais exigente.
Na creche, beneficiando de um espaço afetivo, na relação de cuidado, segurança e confiança que estabelece com a educadora, a criança encontra diversos recursos materiais didáticos (objetos adequados ao seu registo de exploração) e educativos (atividades e estratégias), mediante os quais aprende a dividir e partilhar o espaço, os brinquedos e os próprios sentimentos com o outro, reconhecendo a sua presença.
Tendo como método de aprendizagem a modelagem e imitação, a criança é assim conduzida para uma troca de saberes enriquecedora com o outro, na qual a criatividade e a imaginação, tal como o respeito e empatia social, são componentes essenciais.
Desta forma, cabe ao programa educativo da creche apresentar um conjunto de atividades que reflita o ritmo de crescimento da criança e simultaneamente a desafie a aprender competências, que embora básicas, são fundamentais para a aquisição de maturidade física, cognitiva, emocional e social no decurso do seu desenvolvimento.
A creche do Colégio Alfa-Beta reúne, no seu plano de atividades educativas para a infância, as seguintes atividades:
- Estimulação sensorial;
- Expressão motora e psicomotora
- Expressão da linguagem oral/verbal;
- Estimulação cognitiva;
- Comportamento pessoal e social (estruturação e organização das primeiras intenções e expressões comunicativas e aquisição de valores morais);
A dinamização das referidas atividades assenta sobre critérios de qualidade, exigência e eficácia que visam garantir o bem- estar físico, emocional e social de cada criança, tal como, servir o maior número de necessidades e interesses das mesmas, promovendo o seu crescimento equilibrado, ao estimulá-las e motivá-las a participar neste processo de aprendizagem de forte componente lúdica.
Regulamento Creche 2022-23
|